sexta-feira, 8 de outubro de 2010



http://img80.imageshack.us/img80/6449/marinam.png


Um dia depois do seu aniversário, o Fantastic Entrevista publica a fantástica entrevista realizada a Marina Mota. Actualmente em cena com a peça '3 em Lua de mel' (+ info em www.marinamota.pt) a cantora, actriz e produtora fala-nos da vida, do teatro, da música e da televisão, numa entrevista exclusiva ao Fantastic.

ENTREVISTA



Olá Marina, bem vinda ao Fantastic Entrevista. Vamos começar pela pergunta que todos fazem: Nos últimos anos é falado sobre o seu regresso à televisão, sobre os sucessos que teve no passado e é presença constante em vários programas dos próprios canais. Se Marina Mota é sinónimo de sucesso, é mesmo falta de convite o facto de não estar na televisão?
É só e sem dúvida falta de convite, ou convites para participações pontuais, que normalmente aceito quando garantem qualidade.

E é uma prioridade regressar à televisão?
A televisão é com certeza o maior veículo promocional para qualquer artista, mas só será uma prioridade quando o projecto apresentado for interessante. Televisão a qualquer custo? Não.

À Marina é-lhe atribuída a frontalidade. Se pudesse dizer algo aos actuais directores de programas da televisão portuguesa (RTP, SIC e TVI), o que diria?
Equilibrem as grelhas de programação, sejam mais versáteis, dêem prioridade á qualidade e bom gosto, sondem as opiniões dos espectadores, criem programas de humor, de música portuguesa, com regularidade. E se me sentirem útil chamem-me.

A Marina é actriz ou humorista?
Sou, ou tentarei ser sempre, actriz.

Nos anos 90, programas como ‘Marina, Marina’, ‘Ora Bolas, Marina’ ou  ‘Um Sarilho chamado Marina’ eram verdadeiros sucessos de audiência. A que acha que se deveu tal sucesso?
O sucesso talvez se deva ao rigor, profissionalismo, talento, respeito pela entidade maior, O PÚBLICO, entrega total e sem reservas de uma grande equipa, da qual eu também fazia parte. 




Acha que os dourados anos 90 onde os formatos de televisão eram pensados com cuidado e produzidos com tanto empenho e irreverência podem voltar?
Sinceramente, espero que sim.

Mais tarde, já depois de 2000, passa para a TVI com a série humorística 'Bora Lá Marina'. A série alcançou excelentes resultados de audiência, numa altura em que a TVI apostava forte na ficção nacional. Mas depois de uma temporada em horário nobre o programa acabou por passar para o final da noite e alguns episódios só foram emitidos à tarde. Como explica que um programa que resultava tenha sido 'condenado' ao ser enviado para tais horários?
Essa é uma das muitas questões para a qual não encontro resposta ou justificação.

Apesar do rumo que o 'Bora Lá Marina' teve, depois do final da série o sucesso fora dos ecrãs continuou e personagens como o Bisnaga ou Matilde ficaram na memória dos portugueses e ainda hoje são faladas por todos...  
Não imaginam  o prazer que me dá ainda hoje “ vestir” essas personagens.

http://www.cidadeberco.com/wp-content/gallery/marina-mota/saomamede13.jpg

Por falar em personagens míticas, a Marina tem muitas na televisão portuguesa. Existe alguma em particular que goste de fazer?
As 2 que falámos anteriormente são algumas das eleitas….e a minha Bitucha….claro.

Em 2007 entra para o elenco da novela ‘Fascínios’, publicamente já informou que gostou de fazer a novela porém não era o seu género preferido. E se fosse, por exemplo, uma personagem completamente diferente, como uma grande vilã, numa novela sem os 200 e muitos episódios das novelas actuais. Acha que a sua opinião mudaria?
Embora não seja dos trabalhos que prefiro, não deixa de ser um desafio fazê-lo, é apenas um género onde o tempo é curto para trabalhar o nosso desempenho. Em relação á personalidade da personagem, não é importante que seja a “má” ou “boa” mas sim que tenha um conteúdo forte, coerente e seguro.

Nos últimos anos tem sido protagonista de Revistas de grande sucesso e tem andado pelo país enchendo salas de espectáculos. Se tudo isto é verdade, então porque se diz que a ‘Revista’ está morta?
Sei lá porque é que se diz tal coisa….talvez porque seja vulgar dizer disparates em Portugal.

A reconstrução do Parque Mayer é algo que vale a pena continuar a lutar ou já perdeu a esperança que alguém se volte a preocupar?
Valerá sempre a pena lutar por manter um espaço cultural….e Esperança? A última  coisa a morrer…tal como a REVISTA.

Viver unicamente do teatro ainda é possível? 
Para alguns privilegiados.

Revolta-se com o facto de actores que trabalharam consigo como Natalina José, Carlos Cunha, Ana Brito e Cunha, entre outros, não ser protagonistas de grandes novelas e com contractos de exclusividade e, infelizmente, por vezes depararem-se mesmo com o desemprego?
Claro que sim, nada disto faz sentido. A revolta apenas tem a ver com a minha impotência para resolver tamanha injustiça.




http://www.marinamota.pt/2.jpg


Cantora, actriz e produtora, a Marina é tudo isto. Como consegue ser tudo isto e brindar-nos todos os dias com a sua boa disposição?
Porque o público me merece tudo isso e muito mais.

Já teve momentos de fraqueza?
Muitas vezes, mas todos os dias vejo este vídeo que é uma lição de Vida (CLIQUE AQUI para ver o vídeo enviado por Marina Mota) e fico com vergonha das minhas “ queixas”. Partilhem comigo esta maravilha de SER HUMANO.

Começou a sua carreira aos 8 anos e passados quase 40 anos continua a ter uma das vozes mais potentes e a ser uma das grandes referências do humor em Portugal e, não menos importante, uma das mulheres mais bonitas do país. Onde encontrou o elixir da eternidade?
 OH MEU DEUS…. Agora babei-me…. (risos)… Na VIDA. Ela  é linda, O SOL, O MAR ,O CÉU, A CHUVA, A TERRA, enfim a NATUREZA. O humor, O AMOR e… sim O AMOR. Os amigos, a família…. Perdoem a “ lamechice” mas é isto mesmo.


EM POUCAS PALAVRAS...

A música da minha vida é…
Não existe “aquela” existem várias

A minha melhor entrevista foi…
Esta, claro…já não me lembro da última…( risos )

Um grande actor….
É injusto eleger só um.

Uma grande actriz…
A mesma resposta.

Um grande espectáculo…
“3 EM LUA DE MEL”….(risos)

http://www.marinamota.pt/capa2.jpg

Um/a grande humorista…
Herman José

O meu programa de televisão preferido é…
Aquele que ainda não foi feito.

Alguém que não se importava que fosse deportado para bem longe… 
É longa a lista…todos os que brincam com o POVO…que não respeitam as suas carências…que lêem jornais na assembleia da República ,  durante debates importantes para o país,  e a quem eu e os restantes portugueses pagamos o ordenado. E ainda dizem que devo dinheiro ao Estado!


Uma personalidade…
JESUS CRISTO


O Teatro é…
A imagem da VIDA


COMENTE A ENTREVISTA EM BAIXO OU NO FÓRUM FANTASTIC, CLICANDO AQUI


2 comentários: