quinta-feira, 1 de setembro de 2011



Nesta edição do Fantastic Entrevista a nossa convidada é Marta Cardoso, que ficou conhecida do grande público pela sua participação no Big Brother 1. Marta nasceu há 33 anos em Loures. Quando concorreu ao ‘Big Brother’ estudava comunicação Social e trabalhava no bar do pai. Hoje é coordenadora do curso de TV da Escola Luxus, em Lisboa, trabalha em televisão, apresenta ‘Big Mundo da Marta’ na Rádio Voz de Alenquer. Recentemente abriu a escola Fame - Fábrica de Artistas. 



1) É jornalista, já escreveu um livro, já esteve num circo, já conheceu tribos. O que ainda lhe falta fazer?
Tudo, a vida é uma aprendizagem constante ;)

2) Quando entrou no Big Brother, no dia 3 de Setembro de 2000, tinha noção que 11 anos mais tarde estaria no lugar onde está hoje?
Claro que não mas também nunca fui de fazer planos a longo prazo... preciso viver cada dia como se fosse o último.


3) De certo modo, será sempre conotada pela 'Marta do Big Brother', isso trouxe-lhe alguns benefícios?
É um nome como outro qualquer, não me magoa nem é prejorativo. Agora, benefícios... o que tenho e sou é fruto do que semeio todos os dias.

4) Tinha pouco mais de 20 anos quando sai do Big Brother. Olhando para trás, tinha tomado alguma decisão diferente?
Faria tudo exactamente igual.


5) Nos meses seguintes, depois fim do BB, existe um prolongamento ao próprio concurso, quer por parte da imprensa, quer por parte da TVI, com programas como o "Big Estrelas" ou o "Mulheres de A a Zé". Acha que os concorrentes tiveram o tratamento merecido por parte da estação?
Não sei se foi merecido ou não, foi fruto das circunstancias da época e justificava-se naquela altura.

6) Uma das frases mais ouvidas nos reality-shows é que existem momentos em que até se esquecem que estão a ser filmados. Afinal, isto é mesmo verdade? Que outras situações semelhantes são realmente vividas pelos concorrentes?
Sim, é verdade. Mas só posso falar por mim, que não tinha a minima referencia do que era um reality show, de como as imagens eram vistas, tratadas, editadas ou interpretadas... acredito que o mesmo pode acontecer com outros concorrentes.

http://www.dn.pt/storage/DN/2010/big/ng1398511.jpg?type=big&pos=0

7) Enquanto era emitido o Perdidos na Tribo, a RTP teve no ar a série Último a Sair, uma sátia a programas como o BB ou a Casa dos Segredos. O que pensa do formato? Se tivesse sido convidada para participar, tal como o Marco ou o Mário do BB foram, teria aceitado?
Gostei bastante do formato, estava muito bem feito! mas não sei se aceitaria - não pelo formato - mas porque não tenho o mínimo jeito para representação...

8) Licencia-se em Comunicação Social e começa a trabalhar na imprensa escrita, em rádio e depois em televisão. A Marta antes do BB já sonhava com o mundo do jornalismo?
Sim, era esse o meu caminho. Quando entrei no BB tinha acabado o primeiro ano da licenciatura em Comunicação social.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVyCABxat9LxKltpNzT6sjf0rkC8xQ94PMbUs09FmPUoXvp1umMs8z7Q9v5k04LKX5WaJzrPL7k775TD8WKGvmAPJhEnnzRzjORYmJFd8PIpRVOZrVr29msDYuhaeL6tOhSJStj-5mQGY/s200/marta.png

9) Tem-se focado mais no jornalismo dito cor-de-rosa. É por esse caminho que quer seguir? Porque, invertendo os papéis, a Marta nunca deixou de expôr parte da sua vida mas, curiosamente, nunca a vimos em grandes escândalos.
A minha vida foi invadida pelo BB o que fez com que eu acabasse por ser "empurrada" para o jornalismo cor-de-rosa. E eu não sou ingrata, aceito aquilo que a vida me dá, mesmo que o questione.

10) Entra no Circo das Celebridades e é a grande vencedora. O que acha que levou o público a escolhe-la a si desta vez?
Não faço ideia mas na verdade nunca deixei de sentir o carinho das pessoas ao longo destes 11 anos. Pode ter sido esse o motivo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9mAjt_xaYMV5HTuw2FeqlyoYVGA9-FpgiW_mlHVATAK6nkI2lMvmtIaQ5zixLrfZ-vXgxnbwubIWzLE6AygsKSfXjFO56n5BYGqZhXgn7egdXTdvU-DuJICDk-7ZtEShLBiQVDE4IfQ/s1600/2.jpg

11) É também em 2006, com o Circo das Celebridades, que começa uma "parceria" com o José Castelo Branco que depois se prolonga n' "O Calor da Tarde" e agora em "Perdidos na Tribo". Como é a convivência diária com esta personalidade caricata?
É mais uma aprendizagem :)

12) Esteve 21 dias perdida na tribo. O que ainda existe mais a dizer sobre esta sua aventura?
O ser humano tem capacidades que desconhece e que só se revelam quando confrontado com as coisas. Eu descobri as minhas ;)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhLKRMGN1DC3I_RQO1VIlXmYwq5FnZiK9oP3p7VziQiAbilgrQpR3LNkH5_zeacqWtCppynUYVzUAYmiajsv-GNtqiTlR4PE-9aGu34pymkq8X5nsr0pyqXGvEAFHsSU8l8xdgFZHpMmUH/s200/marta2.jpg

13) Uma das regras de Perdidos na Tribo era a impossibilidade de falar com familiares e amigos que ficaram em Portugal. A Marta contou a uma publicação que conseguiu quebrar essa regra e falou com o seu filho. Porque fez isso? Foi a única infracção às regras cometida durante os 21 dias na tribo, por si ou outro concorrente?
Porque fiz? Porque essa foi uma das condições para que eu aceitasse ir e não foi cumprida. Quando deixam de me respeitar não há motivo nenhum para que eu, em nome do respeito, me prive de ouvir a voz do meu filho. Voltaria a fazer igualzinho!


14) Outra faceta que muitos não conhecem é que a Marta também é formadora. O que tem a formadora Marta Cardoso aprendido com este desafio? Quer explicar-nos no que consiste estes workshops que tem feito pelo país?
Formar alunos permite rever-me há muitos anos atrás, ajudar outros como eu fui ajudada e partilhar a minha experiência profissional e de vida. Por isso, recentemente criei o projecto FAME - Fábrica de Artistas. Para mais informações basta consultar www.fame.pt

http://4.bp.blogspot.com/-xevpkdh4OuM/TlvT5xzPgRI/AAAAAAAAHoA/-cYhrNpdzyU/s400/marta_cardoso.png

15) Para trabalhar no mundo da televisão, o que é necessário?
Dar-lhe a importância que ele tem e amar aquilo que se faz. o resto só nos influencia se nós deixarmos.

16) O que é que gostava de fazer no futuro?
Continuar a aprender, como até aqui. É suficiente :)


RESPOSTA RÁPIDA

Verão ou Inverno? Verão
Dia ou Noite? Dia
Livro ou filme? Livro
Fazer televisão ou fazer rádio? Ambos
Big Brother o Secret Story? Big Brother
Perdidos na Tribo ou Circo das Celebridades? Circo das Celebridades

A música da minha vida é...
são as que o meu filho canta.
Não vivo sem... amar.
Um sonho de infância... ser cirurgiã plástica.
Gostava de trabalhar com... Teresa Guilherme.
O meu lema é... equilíbrio.
A Marta Cardoso é... uma cidadã do mundo.


FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 12
Convidado: Marta Cardoso
Produção: André e Cláudio
Colaboração: João Miguel
Genérico: Cláudio
Produção: Fantastic 2011

0 comentários