sábado, 26 de março de 2011



Esta semana, no Fantastic Entrevista a nossa convidada é Maria Simões, conhecida do grande público por interpretar a empregada Lurdes de Ninguém como Tu. Nesta conversa iremos conhecer melhor esta actriz que para além dos papéis em televisão tem já um vasto currículo em teatro e foi distinguida, em 1997, com a Medalha de Honra na área de Cultura pela Cidade de Setúbal.

 http://img703.imageshack.us/img703/1593/mariasimoesjpg.png
Olá Maria Simões, bem-vinda ao Fantastic Entrevista!  

1. Como nasceu a paixão pela representação? Ainda se recorda do seu primeiro papel em teatro? 
Mais do que paixão, a representação nasceu comigo. Comecei com o primeiro choro na maternidade.

2. Foi distinguida com a Medalha de Honra na área de Cultura pela Cidade de Setúbal, em 1997. Pensa que hoje se dá mais valor à imagem do que ao talento?
As medalhas pouco ou nenhum valor têm para mim. Foi simpático, mas nada se alterou. Em relação à imagem e talento, estas podem estar interligadas ou não. 
 
http://img339.imageshack.us/img339/2254/mariasimoes2.png
3. Retalhos da Vida de um Médico (1980), Chuva na Areia (1984), Palavras Cruzadas (1985), A Banqueira do Povo (1993), foram alguns dos primeiros trabalhos em televisão. Quais as grandes diferenças entre essas produções e as de hoje? 
Como em todas as evoluções, existem grandes progressos técnicos, contudo pode perder-se o ‘’naif’’.

4. Qual o projecto que mais gostou de participar em televisão?
De todos, sem excepção. Pois significa que fui escolhida para os executar.

http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/50335_116512371740688_4545_n.jpg
5. A empregada Lurdes, interpretada pela primeira vez em Ninguém como Tu, foi um grande marco da história da novela e creio que para si também. Teve noção da importância e da popularidade da personagem no decorrer da novela?
Inicialmente julgo que ninguém, incluindo eu, tinha noção que a ’Lurdes’ iria ser uma personagem relevante. Felizmente, para todos também :D (para mim em especial) a popularidade desta foi surpreendente.

6. Quando lhe entregaram esta sua personagem o que achou? Identificou-se com ela?

Não. Já tinha interpertado algumas criadas (em teatro) mas em contextos diferentes.


7. Mais tarde, volta a interpretar Lurdes em Tempo de Viver, novamente ao lado de Alexandra Lencastre e torna-se a primeira actriz a fazer um crossover na ficção portuguesa. Foi bom esse regresso da personagem e voltar a contracenar com Alexandra Lencastre?Sim. Sem dúvida que ambas as coisas, tanto o voltar à personagem de ‘Lurdes’ como o contracenar com a Alexandra Lencastre foi muito gratificante. É uma grande amiga e excelente profissional.
 
8. Tem algum autor de novelas preferido? Porquê?
Sim. Mas não é justo eleger um nome. E quem o é… sabe. O porquê, tem a ver com preferências pessoais, como em tudo na vida.
 

9. Actualmente podemos vê-a em Espírito Indomável, a novela líder de audiências. Também como criada, no entanto num papel a puxar para a comédia. Como foi trabalhar com actores como José Raposo e Luísa Cruz?
Embora nunca tivesse contracenado com os colegas José Raposo e Luísa Cruz, já os conhecia. Foi bom verificar que são ambos excelentes profissionais e grandes amigos também. Sobre a novela, acho que está muito bem construída. É genuinamente portuguesa e o público identifica-se. Daí o sucesso.

10. Quais as principais diferenças entre trabalhar em teatro e em televisão? Gostaria de fazer cinema?
Gostos dos 3 géneros. Sou actriz de alma e profissão. Considero o teatro como o pai da representação. Tive e tenho o privilégio de trabalhar numa companhia de teatro à 35 anos. O Mercado das novelas é algo recente. Já fiz algum cinema. A industria deste não me solicita tanto quanto eu gostaria :D

http://www.guarda.pt/noticias/cultura/PublishingImages/foto_dias_felizes2.jpg
11. Diga-nos um texto/peça de teatro que a marque ou a marcou e porquê.
“OS DIAS FELIZES”, de Samuel Beckett
Os Dias Felizes é um maravilhoso poema de amor, o canto de uma mulher que ainda quer ouvir e ver o homem que ama”. Winnie é uma personagem que cria o seu presente a partir de fragmentos de uma existência anterior. Está a afundar-se na terra. Na condição em que se encontra, é absolutamente necessário que encontre forma de passar o tempo “à moda antiga”, não pode parar de falar, para se obrigar a não pensar no que a atormenta, vivendo assim um “dia feliz” de cada vez.

12. Já existem projectos para o futuro? Que trabalhos gostaria de fazer na televisão, numa das próximas novelas? Gostaria de ter um papel de maior destaque?O ’sonho’, e não o projecto para o futuro, seria uma grande protagonista. Gosto de sonhar.

EM POUCAS PALAVRAS...

Um grande actor….
Mais uma vez, não gosto de eleger nomes, acho injusto. Muitos são os grandes actores que temos.

Uma grande actriz…
Para não repetir a resposta anterior. A grande actriz serei EU entre muitas outras :D

Um grande espectáculo…
Felizmente já vi muitos. O ’Círculo de giz caucasiano’’ de Bertolt Brecht que fala de temas como a guerra, a justiça e o amor maternal foi um dos meus preferidos. Vi a sua representação por duas companhias (Novo Grupo e Benno Besson), gostei de ambas.
 
Um livro…
Muitos… Como pão para a boca. Tenho sempre uns quantos na ‘dispensa’ não vá a fome chegar. Ana Hatherly, Adilia Lopes, Agustina Bessa-Luís, Harold Pinter, Samuel Beckett, Paul Auster, José Eduardo Agua Lusa, António Lobo Antunes leio todos os seus livros.
 
Representar em Portugal tem sido…
‘’Uma aventura’’. Talvez um dia a Isabel Alçada e a Ana Maria Magalhães se lembrem do tema.

Ser actor/actriz é…
… ser a Maria Simões

A Maria Simões é... 
… ser actriz

A pessoa mais importante da minha vida é...
As pessoas mais importantes, tenho de o passar para plural pois são a minha família. Filhos e netos.

O que não suporto é...
A traição.

Tenho muitas saudades de...
Ser criança.

O mais importante da vida é...
O amor.

FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 8

Convidada: Maria Simões
Produção: João e André
Colaboração: Cláudio
Genérico: Tiago Bento
 Produção: Fantastic 2011

0 comentários