sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Fantastic Entrevista está de volta! Nesta 2ª temporada muitos serão os convidados que estarão à conversa com o nosso site. Carla Vasconcelos, actriz conhecida do grande público pela sua participação em séries como Morangos com Açúcar ou Os Contemporâneos, é a convidada desta semana!
http://img202.imageshack.us/img202/7101/fantasticentrevistacarl.png

Olá Carla Vasconcelos, bem-vinda ao Fantastic Entrevista!  

1. Para começarmos a nossa conversa, recuemos a Maio de 1971, quando a Carla nasceu. Pouco tempo depois, dava-se a revolução de Abril que viria a mudar por completo o país. Recorda-se daqueles tempos? Que memórias tem da sua infância?

Recordo-me muito bem da Revolução! Eu estava na creche e foram buscar-me mais cedo...nesse dia houve torradas para o lanche! Quanto às memórias de infância... fazíamos um livro só com esta resposta! (risos) Tenho muitas memórias.. muitas muitas muitas, foi uma época tão feliz da minha vida que decidi prolongar a infância para os resto dos meus dias.
http://www.cm-mafra.pt/fotos/fotog_0000000184.jpg
Carla Vasconcelos nasceu a 26 de Maio de 1971.
2. Falando agora de teatro, disse numa entrevista que a peça “Tu e Eu” interpretada por Miguel Guilherme e João Perry, em 1985, a marcou bastante. Como é que uma peça de teatro marca a vida uma jovem de apenas 14 anos de idade? Foi nesse momento que nasceu a paixão pela representação?
"Tu e Eu" foi uma experiência encantadora... era mágico, era humano, era um faz de conta do qual se queria fazer parte! A viagem do Tuninho e do GarcEu foi um acontecimento feliz numa tarde da minha vida...lembro-me de ter o programa de sala numa mesa de apoio durante anos, e de vez em quando ia espreitar.

http://www.teatroaberto.com/files/20130404180041_W95PPL2W59URM2T2C4Z9.jpg
Imagens da peça "Tu e Eu" de 1985, com Carlos Pisco, João Perry, Jorge Gonçalves e Miguel Guilherme.
3. Sempre sonhou ser actriz? 
Não, nunca sonhei ser actriz. Aconteceu. Eu ía para Grego! A paixão pela representação foi crescendo, foi uma descoberta tardia, fui apanhada de surpresa, foi uma coisa boa

4. Apesar dessa tendência estar, cada vez mais, a ser contrariada, actualmente é notório um desinteresse da generalidade das pessoas pelo teatro. Acha que a televisão é a grande culpada por isso?
Não, a televisão tem o seu peso, mas não é tudo! O público vai ao teatro quando lhe interessa o espectáculo em cena. Não há nada que saber! O espectáculo não desperta interesse, o público não vai. Menos umbigos trariam mais público ao teatro com toda a certeza. Não gosto nada de falar de coisas sérias... é aborrecido!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWHReGGBHvImFPKPM4PDYQoagQF709odcaFmB90M7Rtp3ET-Cs-p7oYQpTWk3t3lHF-0NE3bIDT9Am1K_bt8ZXRzM-yLrMNxFNPfVfiT886BR3Is_6HsXORii9h1YM2jf50p_SzYBAC14/s320/phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg
Ao lado de Ricardo Pereira, Carla foi a Helena da peça "A Gorda", em 2008.
 5. Durante algum tempo esteve em cena no teatro e ao mesmo tempo a gravar para televisão. Quais as principais diferenças entre trabalhar em teatro e televisão? É difícil conciliar as duas?
No teatro ganha-se menos, convive-se mais, a adrenalina está sempre lá em cima, não dá para cortar e repetir, é um trapézio sem rede, podemos dormir até mais tarde, jantar depois da meia noite, ir para os copos, estar com os amigos, ir em digressão... enfim, uma emoção diária!
Na televisão ganha-se mais, convive-se menos, quase não dormimos, temos que jantar cedo porque depois acordamos às seis da manhã para trabalhar 12h por dia, não dá para sair à noite porque temos que ficar a estudar textos para o dia seguinte e temos que nos levantar cedo, temos rede, não temos trapézio, podemos cortar, podemos repetir, adrenalina mais quietinha, quase não estamos com os amigos a não ser que tenhamos a sorte de ter alguns deles a trabalhar connosco na mesma produção. Dá para nos divertirmos durante 12 horas e brincarmos o dia inteiro, não vamos em digressão, temos que nos levantar cedo, levantar cedo, levantar cedo.... já referi que temos que nos levantar cedo? A TV é a caixa que mudou o mundo, e a mim, que tenho que me levantar cedo!
6. O que pensa sobre a televisão actual, em Portugal?
Paupérrima, mas não é só em Portugal... e de vez em quando somos surpreendidos com uma caixa de bombons de grande qualidade. É uma incongruência! Se sabemos fazer em bom porque é que insistimos em fazer em mau?!
 
7. Sabemos que também já fez cinema, nomeadamente em 2003 teve a oportunidade de entrar no filme “Love Actually – O Amor Acontece”. Como foi esta experiência, interpretar uma personagem lá fora, tendo também Lúcia Moniz no elenco? 
Fiquei maluca quando soube que era a Lúcia Moniz! Quem é que quer saber do Collin Firth, da Emma Tompson, do Hugh Grant e dos outros todos? A Lúcia também me disse logo, que se não fosse eu estar nesse elenco ela nunca tinha aceite! Foi a loucura...eu e ela! O facto de ser lá fora.... um agasalho tinha dado jeito.

http://www.filmdope.com/Gallery/ActorsV/50834.gif
Em 2003 participou no filme "Love Actually - O Amor Acontece", interpretando o papel de Sophia Barros.
8. Voltando à televisão, mais recentemente entrou em diversos projectos no campo do humor, como “Santos da Casa” ou “Os Contemporâneos”, na RTP. A comédia é o seu estilo preferido? Acha que estes formatos são bem tratados pelas estações?  
A comédia é muito interessante de se fazer. É muito difícil e se não se acerta pode ser constrangedor... a comédia é absolutamente maravilhosa porque nos permite brincar com coisas sérias de uma forma inteligente. É um desafio constante. As estações de TV apostam bastante em comédia (há fases), umas vezes acertam outras não.

http://www.guiadecanais.com.br/ImageHandler.ashx?60367&t=d&ex=.jpg
Carla Vasconcelos participou na série de humor "Os Contemporâneos", na RTP1.
9. O humor sempre foi um lado muito forte nas personagens e projectos em que entrou. Prefere a comédia ou o drama? 
Gosto igualmente das duas coisas. Complementam-se.
 10. Desde 2009 que integra o elenco da série “Morangos Com Açúcar”, dando vida à Papoila. Como tem sido esta experiência, que já dura há um ano e meio? Identifica-se com a Papoila da série? Quais as grandes diferenças e parecenças entre ambas? 
A experiência Morangos foi muito enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal. A Papoila tem alguns traços de personalidade com os quais me identifico bastante, é uma mulher independente, com uma personalidade forte, emocional, o que lhe tolda a razão de vez em quando (risos). Não sou, nem de perto nem de longe, paciente como ela.

http://www.tvi.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13319896/368
A personagem Papoila integra a série Morangos com Açúcar desde o início da 7ª temporada.

11. O que pensa do elenco juvenil de “Morangos com Açúcar”? Existe ali talento para o futuro da representação? 
Acima de tudo tenho que elogiar os elencos juvenis que passam por série como os Morangos. São miúdos na sua maioria sem experiência que chegam ali e têm que aprender tudo num curto espaço de tempo, e para isso têm que trabalhar muitas horas para além das 12 horas diárias de gravações. Eles têm aulas de canto, de dança, alguns deles aprenderam a tocar instrumentos musicais e ainda têm que ter tempo para decorar textos, trabalhá-los, têm que ter disponibilidade mental para absorver todas as indicações e orientações que lhes são dadas ao longo dos dias de trabalho...não é fácil. A disponibilidade que eles têm, o entusiasmo e dedicação com que aprendem e trabalham é algo que os actores nunca deveriam perder e às vezes esquecemo-nos disso!

11. Como tem sido o reconhecimento dos fãs?
Os fãs são fofinhos! (risos) São miúdos na sua grande maioria. Gosto de passar despercebida, sou um bocadinho bicho do mato.

12. Já existem projectos para o futuro, depois do término das gravações de Morangos com Açúcar? 
Vários projectos! Em primeiro vou viajar, depois estreio em Julho um espectáculo com o Bruno Simões - Um Banco no Abismo, para o público e para o umbigo! (foi o compromisso que conseguimos arranjar, uma vez que os umbigos estavam a precisar de mimo! ahahah), vão ver ao Trindade. Depois há mais coisas, mas ainda não me deixam falar sobre elas!

http://fotos.sapo.pt/NC8UrvzlknaAbw37dDaz/
Eduardo Madeira era um dos colegas de Carla em "Os Contemporâneos". A hipótese da série volta à RTP1 está em aberta.
 
13. Gostava de participar numa novela de horário nobre? 
Gostava.

14. Qual é o seu maior desejo para a vida? 
Que todos os meus desejos se realizem!

 
EM POUCAS PALAVRAS...
http://thumbs.sapo.pt/?W=400&H=300&pic=http://imgs.sapo.pt/sapotvbo/images/PP_1314_Papoila_001.jpg&Q=100&hash=ebe1e72b177e6169c16979f5283cfd04

Se passássemos um dia com a Carla Vasconcelos o que não poderia faltar? 
Dizer disparates

Costuma pensar no passado, prefere viver o presente ou projectar o futuro? 
Costumo tudo!

Televisão, Cinema ou Teatro? 
Teatro

Um livro que a marcou? 
Confesso que nunca ninguém me bateu com um livro

De que objecto não prescinde? 
Do Coelhinho de pano

Um grande actor?
Gary Oldman

Uma grande actriz? 
Anna Magnani

Um grande espectáculo? 
Estamos a ensaiá-lo! 

Uma cidade? 
New York

Um local da casa? 
A que tiver um sofá

A companhia ideal? 
A que eu tenho

Carla Vasconcelos? 
Sou eu!

Obrigado pela participação! 
FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 7

Convidada: Carla Vasconcelos
Produção: João e André
Colaboração: Cláudio
Genérico: Tiago Bento
 Produção: Fantastic 2011

0 comentários