domingo, 3 de julho de 2011



Neste edição do Fantastic Entrevista o nosso convidado é Rui Vilhena, autor de novelas como Ninguem como Tu ou Sedução, da TVI. Nesta conversa iremos conhecer melhor este escritor que para além de novelas, já escreveu séries e um livro, livro esse que será adaptado para cinema em breve.

 http://www.dn.pt/storage/ng1280625.jpg

1. Nasceu em 1961, em Moçambique, estudou no Brasil e também em Los Angeles. Saudades de algum sítio em especial? Quando e porque é que veio para Portugal?
Como sou uma pessoa extremamente inquieta, depois de ter vivido no Brasil e nos EUA, achei que já era hora de partir para novos desafios. Sendo português e tendo família cá, optei pelo regresso as origens. 

2. Em Los Angeles tirou alguns cursos no campo do audiovisual, sendo logo aí notório o seu interesse e vocação para este mundo. Desde sempre sonhou ser escritor?
Na realidade comecei como actor (num grupo de teatro amador no Rio)... Mas como sempre gostei de contar (e inventar) histórias, foi uma questão de tempo até perceber aquilo que realmente gostava (brincar de Deus).

http://argumentistas.org/wp-content/uploads/rui-vilhena-rev1-foto.jpg 

3. Como é um dia na vida de Rui Vilhena? Muito trabalho?
Quando estou a escrever uma novela o meu dia é basicamente, escrever, escrever, escrever... e assistir a novela. 

4. Em Junho de 2010 lançou o seu primeiro romance, intitulado "Doces Tormentas", a história de 3 casais cujas vidas se cruzam e a trama desenvolve-se a partir daí. Acha que esta obra tem semelhanças com o género 'novelesco'?
Penso que não... a novela aproxima-se muito do folhetim, o que não é o caso do livro (apesar de parecer com um guião).
Book trailer do livro "Doces Tormentas"

5. Então o que prefere: escrever uma novela ou um livro?
Gosto de escrever. Seja um livro, uma peça, uma série... a escrita é a minha forma de viver, de me expressar … de contribuir para uma vida melhor e mais justa para todos. 

6. É fácil ser-se guionista/escritor em Portugal?
Nada é fácil nesta vida, seja aqui, na Austrália ou na Guatamela… é preciso muita paciência e perseverança para se chegar onde quer que seja… de qualquer forma penso que a profissão de guionista começa a ser mais respeitada cá.

7. Nunca pensou em escrever um filme?
Neste momento estou a terminar o guião do meu primeiro filme (uma adaptação do livro Doces Tormentas). 

http://www.presspeople.pt/ficheiros/RuiVilhena_V.jpg

8. O que pensa da televisão em Portugal, actualmente?  
Acha que existe um excesso de telenovelas? Deviam as televisões apostar noutros formatos, tanto no campo da ficção, como do entretenimento? Neste momento os canais já estão a investir em outros formatos… penso que com o sucesso do “Equador” começa haver uma maior procura pelas séries.

9. Escrever uma novela é um processo bastante complexo? Em traços gerais, que passos deve um autor seguir para fazê-lo?
Primeiro é preciso ter uma boa ideia… daquelas que possam ser estiiiicccaadas sem maçar o público. Depois é fundamental que a história esteja constantemente a surpreender, tenha ritmo e bons diálogos.

http://360horas.files.wordpress.com/2010/08/ruivilhenamalmequer.jpg
Gravações da telenovela "Sedução"

 10. E a cena que idealiza no papel, passa sempre para o ecrã como a imaginou?
Nem sempre… Mas esperar que durante 200 episódios corra tudo como imaginamos seria excesso de inocência… Mas é preciso dizer que às vezes também somos surpreendidos pela positiva. Há cenas que ficam muito acima daquilo que imaginamos.

11. E acha importante a opinião do público? Tem isso em conta na escrita do guião? Muda alguma coisa o facto de o público não gostar de certa personagem ou de determinada história?
A opinião do público é fundamental. A novela não é feita para agradar o autor e os seus amigos. A tarefa não é fácil, pois o público de televisão está cada vez mais instável.

http://4.bp.blogspot.com/-B2lHVnxO6OY/TgzrLI2NcDI/AAAAAAAABfg/YCAcJKeVCRw/s320/ninguem+como+tu.bmp
Cena da telenovela Ninguém como Tu
12. Nas novelas escritas por si, as coincidências, as chamadas 'pérolas' nos diálogos das personagens e o suspense em relação à acção da história são pontos fundamentais, o que não é tão visível em outras produções nacionais. Considera ter um estilo próprio? Acha importante?
É natural que cada autor tenha o seu estilo… se assim não o fosse, acaba novela, começa novela, e ficaríamos com a sensação que estávamos a ver sempre a mesma.

13. Outro facto interessante é que, desde Ninguém como Tu, a empregada Lurdes é uma presença constante nas novelas que escreve. Porquê? Pensou em Maria Simões para desempenhar o papel de empregada, também, em Sedução?
Tudo começou com uma brincadeira… agora já é um trademark. Em Sedução não, uma vez que seria previsível… e se há algo que eu não suporto é ser previsível.
http://img339.imageshack.us/img339/2254/mariasimoes2.png
A personagem "Lurdes" é uma presença constante nas novelas de Vilhena.

14. A sua primeira novela em Portugal foi Terra Mãe, em 1998. Desde então escreveu várias tramas, tendo sido na TVI que a maior parte delas foi exibida. Tem alguma preferida?
Não… gosto de todas… geralmente o ultimo projecto é a última paixão… mas não tenho uma preferida. 

15. Ainda assim, Ninguém como Tu foi a novela escrita por si com maior sucesso na televisão. A que acha que se devam estes resultados audiométricos?
Foi uma novela que introduziu um ritmo, uma forma de escrever diferente daquilo que era feito… claro que a história e a interpretação dos actores contribuíram para o sucesso.

16. Na TVI, seguiram-se 'Tempo de Viver', 'Olhos nos Olhos' e 'Sedução'. As duas últimas, sendo também telenovelas, conseguiram diferenciar-se um pouco mais em relação às outras, o que tornou as suas produções diferentes de todas as outras exibidas na TVI. Acha que o público português não gosta desta 'diferença' e prefere as novelas com os moldes mais tradicionais?
O mais difícil para qualquer artista (seja autor, cantor, ou actor) é manter-se relevante… Fazer sempre a mesma coisa é perigoso. Claro que é preciso encontrar um equilíbrio para não extrapolar. O importante é estar consciente das mudanças, seguir tendências para não ficar para trás… é como a moda. 

http://1.bp.blogspot.com/-7kwGfIO25MU/Ta35dIWRa8I/AAAAAAAAFeQ/JHL_bKR2ywE/s1600/13115221.jpg
Olhos nos Olhos foi protagonizada por Paulo Pires, que desempenhou o papel de dois gémeos.

17. Em relação à pergunta anterior, a novela com melhor aceitação por parte do público foi 'Ninguém como Tu', que marcou a televisão por se destacar em relação ao que já tinha sido feito no nosso país, mas, ainda assim, não tão arrojada e diferente do habitual. Tempo de Viver também obteve sucesso no público e teve um estilo diferente das duas novelas que se seguiram...
O público era outro… hoje as pessoas circulam pelos canais, pela internet, vivemos outra realidade… há muita gente por exemplo que grava Sedução (o que não conta para as audiências) ou assistem na net… a televisão está a mudar… cada um de nós será o programador do seu próprio canal.

18. Em relação a Sedução, a novela estreou às 21:30 mas depressa passou para o segundo horário da estação. As audiências foram descendo e, actualmente, a novela é emitida perto da meia-noite, registando audiências à volta dos 6-7% de rating, menos de metade do que alcançava no horário inicial. Como vê este percurso da novela no horário nobre da estação? Sente-se desiludido pela estação não acreditar no produto?
Sedução é líder no horário que é emitida… penso que o objectivo de qualquer programa é ser líder no horário que é emitido… Esperar que faça os mesmos números do que uma produção que é transmitida mais cedo é estar completamente fora da realidade… Sedução, apesar de um arranque turbulento, continua em alta. Tradução: a novela não é boa, é óptima! 

http://www.lux.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13267527/420

19. Depois de Sedução já está a pensar numa nova novela, irá dedicar-se à escrita de romances ou tem outros projectos em vista?
Neste momento estou a terminar o filme e uma peça de teatro… não quero ser um autor ligado apenas a televisão.

20. E na sua vida, haverá mudanças? Continuará a trabalhar em Portugal? Se sim, a TVI continuará a ser a sua televisão?
Não faz mais sentido trabalhar apenas para um mercado… a globalização não é só de mercadorias… mas também de pessoas.


FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 10
Convidado: Rui Vilhena
Produção: João M. e André
Colaboração: Cláudio
Genérico: Tiago Bento
Produção: Fantastic 2011
Etiquetas

0 comentários