sexta-feira, 12 de agosto de 2011



Neste edição do Fantastic Entrevista o nosso convidado é Ediberto Lima, um dos maiores produtores que o país já conheceu. Um brasileiro que trouxe a realidade de Portugal e sua alegria para a caixa mágica. Sem ele, a SIC não tinha atingido máximos históricos. Hoje, promete conquistar o cabo com a Regiões TV. É o rei da TV em movimento! Esta semana, temos o prazer de o entrevistar.


1- Recentemente, voltou a dar que falar após a entrevista ao jornal I. Qual foi o retorno que teve desta entrevista?
Um retorno bastante positivo, agrada muito as pessoas a forma espontânea e a frontalidade com que respondo as questões.

2- Com toda essa frontalidade que se lhe conhece, nunca se arrependeu de assumir essa postura?
Não, posso me arrepender de não ser frontal.
 
3- Foi autor dos maiores sucessos dos anos 90 na SIC. É possível voltar a essa grandeza, quer de resultados, quer de produção?
Neste momento estamos a assistir a proliferação dos meios de comunicação e ter bons resultados é só um detalhe, basta ter talento e criatividade.

4- É do conhecimento geral que é o homem por de trás do "Muita Lôco", "Big Show SIC", "Super Bueréré" e da "Roda dos Milhões". Que tornou a Fátima Lopes numa apresentadora de horário nobre. Que viu na Bárbara Guimarães uma possível estrela. E que mais fez Ediberto Lima pela televisão em Portugal?
Não fiz, estou a fazer. No dia 11 de Setembro vou lançar o livro: Ediberto Lima - O Deus e o Diabo da Televisão em Movimento direccionado para estudantes, estagiários e profissionais de comunicação e espero sinceramente com este livro dar o meu contributo para melhorar a televisão portuguesa. A 21 de Setembro na Regiões TV, canal 88 da ZON e 19 da Cabovisão, estaremos no ar com uma grelha de programação alternativa aos canais generalistas repleta de bons programas de entretenimento.



5- Com "O Bar da TV", dá-se uma das maiores polémicas no mundo da televisão. O Ediberto esteve no meio desse processo. Nós, que estamos de fora, nunca percebemos bem o que aconteceu. Afinal, o que despoletou todo aquele escândalo?
Aguardem pelo meu livro que vocês saberão com detalhes.

6) Regressa após um período de pausa para programas como o "Crime Não Compensa", "Escândalos e Boatos" e o "Super Sábado". O sucesso não foi igual aos programas que tinha produzido antes. O que falhou?
O baixo custo de produção imperativamente exigido aos produtores e um erro primário a colocar os programas em horários e dias errados.

7- Volta a desaparecer da ribalta, e, desde então, falaram-se em projectos seus envolvendo a InvictaTV e a Rede Record Portugal. Correram bem estes seus projectos?
No comment.

8-8) Como já referiu, está agora envolvido na Regiões TV. Já é público o regresso de Ana Malhoa à apresentação bem como novos programas na grelha do canal. Até onde quer chegar com este novo projecto?
O projecto Regiões TV, não só é aliciante como também fascinante, é uma grande oportunidade que surge para se construir uma televisão inovadora e o programa da Ana Malhoa trará de volta a música e merecidamente os artistas portugueses.

 http://a2.l3-images.myspacecdn.com/images02/7/cf700aca579b40928ee08188c40b26fc/l.jpg

9- No seu Facebook, quando anuncia o seu regresso à televisão, dezenas de pessoas deram-lhe os parabéns e, entre elas, estavam alguns nomes conhecidos como a Ágata, o pequeno Saúl e a Ana Malhoa. Tem a noção que se não houvesse Ediberto Lima a cultura popular portuguesa não seria esta?
A noção que eu tenho é que se não fosse o Big Show estes artistas e muitos outros não teriam tido a oportunidade que tiveram. A cultura musical portuguesa sempre existiu, os meus programas simplesmente os trouxeram a público.

10- Quem é o maior génio da televisão portuguesa? Porquê?

Génio !!!! Que génio? Talvez fosse mais fácil responder quem é o mais VIP (Very Important Parvo)

11- Desde a saída da Fátima Lopes da SIC, a televisão portuguesa teve a maior revolução desde a era-Big Brother. Quem, para si, saiu privilegiado e prejudicado com todas estas mudanças?
Sinceramente, nem dei por isso, há tantas outras coisas para me preocupar.

12. Actualmente, existem muitos profissionais, alguns até trabalharam consigo, que se mantém, como se costuma dizer, "na gaveta". É justo?
Estamos todos a passar pelo ciclo do novo milénio, muito em breve a exemplo da Fenix ressurgiremos das cinzas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKFYHlEg0rahcH2zhfLIhtWSAalz8NxWHwnMZsNUlPsieNgNeUnXwTT6xZUBR3KnI-cKIstk_LcmKfVyXhGTpXeZSEuMjv-oLRsTBFeU5yqrL1WO1pneOgxUam3P7yZr6VRfz14ErtcmY/s320/getimage.asp.jpg

13- Diga-nos: quem era, afinal, o macaco Hadrianno?
O Macaco Hadrianno era um rapaz chamado João Bosco.
14- Falemos de audiências. Há poucos anos atrás, um programa que fizesse 25% de share seria um flop e, hoje em dia, com esse resultado pode ser um sucesso. De quem é a culpa desta queda brutal no consumo?
Permita-me fazer uma correcção, na minha época o programa que não conseguisse 40% de share era tirado do ar. Temos que analisar as quedas das audiências de ópticas diferentes, actualmente a oferta nos meios de comunicação é muito grande, no passado não havia tanta concorrência, hoje além da TV a Cabo temos também as redes sociais e como se isso não bastasse os programadores de televisão não sabem programar, são nulos.


15- Neste momento, o consumo total do CABO já lidera. Devem as generalistas continuar apenas a combater entre si?
Vamos analisar isto com calma, lá se vão uns bons anos que venho nas minhas entrevistas a dizer que as generalistas seriam ultrapassadas pelo cabo e a leitura que fiz para dizer isso é bastante simples: A televisão generalista deixou de ser generalista e passou a ser um canal temático disfarçado de generalista. Actualmente a televisão generalista portuguesa limita-se a novelas e a um jornal inaguentável de 01 hora e 40 minutos de duração e comio se isso não bastasse ainda temos um longa metragem de espaço publicitário. Não acho que as generalistas tem que apenas combater entre si, o que ela precisa fazer e com a maior urgência possível é contratar profissionais de programação para melhorar a qualidade da televisão portuguesa.

16- O que dizia a cada um dos directores de programas dos nossos canais generalistas?
Demitam-se!


RESPOSTA RÁPIDA

Melhor Apresentador
Melhor Apresentadora
Melhor Dupla de Apresentadores
Melhor Programa de Entretenimento
Melhor Informação
Revelação do Ano
Estrela em decadência
O maior flop
A pior produção
O programa que gostava de produz

Neste momento reservo-me o direito de fazer um único elogio e este elogio vai para o Daniel Oliveira que ainda não foi contaminado pela incompetência dos demais e faz do "Alta Definição" um excelente programa.


FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 11
Convidado: Ediberto Lima
Produção: André e Cláudio
Colaboração: João Miguel
Genérico: Cláudio
Produção: Fantastic 2011
Etiquetas

0 comentários